Em Mecânica dos
solos o Ensaio de compactação Proctor é um dos mais importantes
procedimentos de estudo e controle de qualidade de aterros de solo compactado.
Através dele é possível obter a densidade máxima do maciço terroso, condição que otimiza o empreendimento
com relação ao custo e ao desempenho estrutural e hidráulico.
A metodologia foi desenvolvida pelo engenheiro Ralph Proctor em 1933, sendo normatizada nos Estados Unidos pela A.A.S.H.O -
American Association of State Highway Officials e no Brasil sua
execução segue a norma ABNTNBR 7182/1986 - Ensaios de Compactação. O engenheiro Ralph Proctor, publicou suas observações sobre a compactação de aterros, mostrando ser a compactação função de quatro variáveis: a) Peso específico seco; b) Umidade; c) Energia de compactação e d) Tipo de solo. A compactação dos solos tem uma grande importância para as obras geotécnicas, já que através do processo de compactação consegue-se promover no solo um aumento de sua resistência e uma diminuição de sua compressibilidade e permeabilidade.
O ensaio consiste em compactar uma porção de solo em
um cilindro com volume conhecido,
fazendo-se variar a umidade de forma a obter o ponto de compactação máxima no
qual obtém-se a umidade ótima de compactação. O ensaio pode
ser realizado em três níveis de energia de compactação, conforme as especificações da obra: normal, intermediária e modificada.
Muitas vezes na prática da engenharia geotécnica, o
solo de um determinado local não apresenta as condições requeridas pela obra.
Ele pode ser pouco resistente, muito compressível ou apresentar características
que deixam a desejar do ponto de vista econômico. Uma das possibilidades é
tentar melhorar as propriedades de engenharia do solo local.
A compactação é um método de estabilização e melhoria do solo
através de processo manual ou mecânico, visando reduzir o volume de vazios do
solo. A compactação tem em vista estes dois aspectos: aumentar a intimidade de
contato entre os grãos e tornar o aterro mais homogêneo melhorando as suas
características de resistência, deformabilidade e permeabilidade.
A
compactação de um solo é a sua densificação por meio de equipamento mecânico,
geralmente um rolo compactador, embora, em alguns casos, como em pequenas
valetas até soquetes manuais podem ser empregados. Um solo, quando transportado
e depositado para a construção de um aterro, fica num estado relativamente fofo
e heterogêneo e, portanto, além de pouco resistente e muito deformável,
apresenta comportamento diferente de local para local.
A
compactação é empregada em diversas obras de engenharia, como: aterros para
diversas utilidades, camadas constitutivas dos pavimentos, construção de
barragens de terra, preenchimento com terra do espaço atrás de muros de arrimo
e reenchimento das inúmeras valetas que se abrem diariamente nas ruas das
cidades. Os tipos de obra e de solo disponíveis vão ditar o processo de
compactação a ser empregado, a umidade em que o solo deve se encontrar na
ocasião e a densidade a ser atingida.
bibliografia: retirado da internet
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